Em sessão solene realizada no auditório da sede do Ministério Público Estadual (MPE/AC) nesta sexta-feira, 31, o governador Tião Viana foi homenageado pelo órgão ministerial, que enalteceu o reconhecimento pelos méritos do chefe do Executivo e seus relevantes serviços prestados à sociedade, à cultura jurídica e à instituição. O ato faz parte das comemorações alusivas aos 52 anos do MPE.
Além de Tião Viana, o MPE homenageou a chefe da Casa Civil do governo, Márcia Regina Pereira, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Elson Santiago, e o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Roberto Barros.
Para Tião Viana, o momento representa o reconhecimento e a valorização da vida institucional e das relações interpessoais e profissionais.
“O papel do Ministério Público é fundamental na mediação da força da democracia e da vida das instituições. É uma honra estar aqui acolhendo esse reconhecimento, que representa respeito, consideração e independência. Tenho muito orgulho do Ministério Público e gratidão pela sua história de fortalecimento”, afirmou o governador.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima, lembrou que Tião Viana já recebeu a outorga da medalha do mérito do Ministério Público, por sempre se mostrar sensível às demandas da instituição e nunca lhe faltar a vontade política de atender as demandas, dentro dos limites de razoabilidade e disponibilidade dos recursos do Estado.
“O Ministério Público acreano não pode deixar de externar sua gratidão a este notável homem público, que cumpriu a promessa de viabilizar o aumento do nosso percentual de participação no orçamento do Estado para quatro por cento”, disse o procurador-geral.
Outras homenagens
Com a soma de 21 anos de trabalho no Poder Executivo, Márcia Regina Pereira agradeceu o reconhecimento e falou da importância da união institucional. “Quanto mais forte for a relação entre as instituições, mais o Estado cresce e, juntos, podemos construir uma unidade diferente, transformada”, defendeu a homenageada.
O evento reuniu ainda os membros do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), aos quais também foram outorgados reconhecimentos, bem como ao ex-presidente, Eduardo de Lima Veiga, e ao conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jeferson Luiz Pereira.