A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresentam na manhã desta terça-feira, 4, o plano de assistência técnica para o núcleo Rio Branco, que engloba, além da capital acreana, as cidades de Bujari e Senador Guiomard. As ações, apenas nesse núcleo, vão contemplar 1.117 famílias de produtores rurais em 17 projetos de assentamento.
Durante o lançamento do plano, estiveram presentes representantes dos trabalhadores rurais, como Carlos Omar, coordenador da Central de Cooperativas e Empreendedores Solidários (Unisol). “A assistência valoriza o produtor e sua produção. Este plano é de extrema importância para quem vive do que planta. Vão ser fortalecidas as cadeias produtivas, a comercialização e a qualidade dos produtos, já que a assistência técnica envolve todas as etapas da produção”, esclareceu.
O deputado estadual Lourival Marques enalteceu o bom momento que vive a produção rural do Acre. “Assistência técnica, fomento e crédito, aliados à parceria das instituições, sāo o conjunto de benefícios que garantem a melhoria na vida dos nossos produtores”, afirma.
Assistência técnica inovadora
O plano é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio de um contrato entre o Incra e a Emater.
A intenção é inovar no atendimento às famílias dos projetos de assentamento. Márcio Alécio, representante do Incra, destaca que o objetivo é ir além da assistência técnica.
“Estamos trabalhando de forma diversificada. A gente não vê o meio rural diferente da zona urbana, por isso nossa preocupação é cada vez melhorar também a parte ambiental e social”, destaca.
O contrato vai beneficiar mais de quatro mil famílias nas regiões do Baixo e Alto Acre e Manoel Urbano. “Vamos melhorar a assistência técnica, elaborar projetos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de nossos produtores familiares”, destaca Idésio Franke, diretor-presidente da Emater.