A governadora em exercício, Nazareth Araújo, participou nesta segunda-feira, 10, na sede do Instituto Socioeducativo (ISE), do lançamento do projeto Segunda Chance, uma atividade esportiva que busca a inserção social de adolescentes que cometeram ato infracional e estão privados de liberdade.
A ação é fruto de uma parceria entre o Estado e o Instituto Gol de Placa, e visa oferecer uma oportunidade de mudança de vida por meio do esporte.
O presidente do Instituto Gol de Placa e pastor Marquinhos Bombeiro ressaltou a importância do projeto criado pela comunidade Batista de Rio Branco com apoio do Estado e de empresários.
“A gente entende que o trabalho de ressocialização é isso: dar aos jovens e adolescentes a oportunidade de escolher um caminho diferente. A gente usa o esporte como uma ferramenta para levar princípios bíblicos, morais e éticos com um propósito de reinseri-los num contexto familiar e depois na sociedade”, disse.
Rafael Almeida, diretor-presidente do ISE, elogiou o projeto, que irá beneficiar 30 internos do Centro Socioeducativo Aquiry. “Nós acreditamos que o trabalho das igrejas, das entidades religiosas, vem fazendo a diferença com esses jovens. É uma parceria que tem tudo para dar certo”, ressaltou.
Edson Gomes, 20 anos, já passou pelo Instituto Socioeducativo e deu um testemunho emocionante. Após participar do projeto, hoje tem uma vida estabilizada.
“Eu tive apoio aqui dentro, e quando saí também fui acolhido pela comunidade de Rio Branco. Hoje entendo que a vida é feita de escolhas. Eu fiz a minha, escolhi viver com Deus, para minha família e sem dever nada a ninguém”, relatou.
Um grupo formado por 22 americanos que desenvolvem ações sociais nos Estados Unidos acompanhou a solenidade de lançamento dessa segunda etapa.
Natalia Barros, representante da organização missionária, agradeceu a oportunidade de conhecer as ações. “Somos uma organização que acredita em vidas e, por isso, estamos apoiando as ações e contribuindo também com nosso trabalho”, comentou.
Nazareth Araújo reforçou em sua fala aos jovens que; mesmo com todo o apoio, existe uma decisão pessoal. “Nós estamos aqui porque acreditamos em vocês. Cada ação realizada é para ajudar na ressocialização e para que a mudança seja real. Essa é mais uma parceria que vai ajudar nessa mudança”, destacou.