A equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater/AC) apresentou nesta quinta, 13, o programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) para produtores do Projeto de Assentamento (PA) Petrolina em Senador Guiomard.
O Programa, implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tem como premissa aliar o saber tradicional dos assentados aos conhecimentos científicos dos técnicos. A Emater foi a vencedora no processo licitatório do Incra em 42 projetos de assentamento, alcançando 4.070 famílias, nas regiões do alto e baixo Acre e em Manuel Urbano.
O diretor-presidente da Emater Acre, Idésio Frank, falou sobre o início do trabalho junto aos produtores do PA Petrolina: “Viemos aqui apresentar esse programa de assistência no intuito de fomentar a emancipação da produção nos projetos de assentamentos em que somos responsáveis por esse apoio”.
O PA Petrolina é o primeiro a receber a visita inicial da equipe da Emater que fará o acompanhamento técnico durante dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Na área há produção de gado, leite, queijo, horta, frango, peixe e banana.
“Nós vamos aproveitar o máximo possível esse programa, porque precisamos do apoio técnico para aumentar e melhorar nossa produção”, falou Aldenir Souza da Silva, presidente da cooperativa dos produtores rurais do PA Petrolina (Cooperpetrolina).