O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), e a Universidade Federal do Acre (Ufac) deram mais um passo para consolidar uma parceria para fortalecer a extensão rural no Estado.
A intenção das duas instituições é a elaboração de um termo de cooperação técnica que proporcione oportunidade de vivência das atividades produtivas no campo aos estudantes, por meio de aulas práticas para o conhecimento do trabalho de extensão realizado pelo governo do Estado.
O outro objetivo da cooperação técnica é fazer com que o conhecimento científico produzido por acadêmicos e professores da universidade, por meio de pesquisas, monografias e cursos de pós-graduação, se transforme em benefícios aos produtores familiares.
“Estou muito feliz com essa reunião, porque acho que é o começo de uma grande parceria que vai envolver professores e alunos da universidade, para atender a comunidade em parceria com a Seaprof”, afirma Enock da Silva Pessoa, pró-reitor de Extensão da Ufac.
Nazaré Macedo, doutora em ciências florestais da Ufac, destaca os benefícios da parceria. “Pesquisa e extensão caminham juntas. Se a gente conseguir consolidar essa parceria, todo mundo vai sair ganhando”, diz.
Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof, afirma que a extensão rural é uma das principais demandas da produção agrícola. Por isso, conseguir parcerias com entidades da expressão da Ufac é primordial para atender com qualidade todos os produtores familiares do Acre.
“Estamos discutindo uma parceria com quem produz conhecimento científico no Acre na área de produção rural. Todos os anos se formam na Ufac os profissionais que são absorvidos pelo mercado de trabalho e que nos ajudam na extensão rural. Com essa parceria, fortalecemos a produção familiar de todo o Estado”, explica.