Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Estagiário, 18 de agosto, o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), foi o vencedor na categoria Empresa Destaque, do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Melhores Práticas de Estágio. A solenidade de entrega do troféu ocorreu nesta quarta-feira, 19, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
Sara Silva, estagiária da Sect, acredita que juntar a teoria e a prática é benéfico para o aluno. “É uma oportunidade única poder estar trabalhando no projeto do Telecentro na escola, porque é todo voltado para a capacitação e orientação”, afirma.
A lei do estágio 11.788/08 define em seu artigo 1° que “estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”.
Assim, o prêmio realizado pelo IEL/AC desde 2008, tem como objetivo estimular as boas práticas de estágio, contribuindo para a melhoria dos processos dentro do programa de estágio supervisionado.
Nesta edição do prêmio, foi realizada a palestra “Como fazer da minha empresa a melhor empresa”, ministrada pela monja Coen, que é referência em palestras sobre temas de relacionamento e compreensão da importância da vida e da convivência com pessoas no ambiente profissional.
Além da Sect, também foram premiados a Uninorte na categoria Instituição de Ensino Destaque e o projeto Ecopower dos estagiários do Senai na categoria Estagiário Destaque.
Para o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Pascoal Muniz, é uma honra para a Sect receber esse prêmio. “A empresa tende a se estabelecer como ela é, e o estudante quando entra é um fator transformador, então é esse olhar que é preciso ter a respeito da presença do estagiário na empresa”, diz.