Durante dois dias, uma equipe da produtora TV A2, do Rio de Janeiro, contratada da Fundação Roberto Marinho, esteve em Rio Branco para gravar um documentário sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre.
O diretor de TV, Bruno Bennec, o fotógrafo Leo Bandeira e o técnico de som direto Rafael Oliveira já passaram pela cidade de Paragominas, no Pará, e do Acre seguem para Alta Floresta, no Mato Grosso.
Em dez dias, eles devem visitar modelos de pequena, média e grande propriedades que aderiram ao cadastro, a fim de mostrar exemplos positivos de produtores que prosperam após a inscrição no CAR.
“Aqui no Acre nós vimos claramente o modelo que se integra ao que o programa busca, que é mostrar essa perfeita interação entre a agricultura e a floresta. Estamos felizes com o resultado do trabalho aqui no Estado”, disse Bennec.
Os profissionais visitaram a propriedade do agricultor Geraldo Ferreira, em Plácido de Castro. Ele foi o primeiro produtor do Brasil a ter a multa suspensa e o desembargo da terra, após inscrever sua área no cadastro. Geraldo alcançou uma série de benefícios após a conquista da suspensão e do desembargo.
“A primeira coisa que eu fiz foi buscar uma das linhas de crédito do governo federal, que foi o programa Mais Alimentos, e já estou cheio de planos para minha propriedade, pois o recurso já foi liberado”, comemorou o produtor.
O documentário, que terá duração de cinco minutos, será exibido pela Fundação Roberto Marinho e na página do CAR, na internet, em aproximadamente três meses.