Dos 21 bairros do Segundo Distrito de Rio Branco, 15 estão em obras. São mais de 400 ruas recebendo serviços de infraestrutura: rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação. Um investimento do governo do Estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco de quase R$ 130 milhões.
Os bairros Belo Jardim I e II, que têm o maior volume de obras, existem oito frentes de trabalho, composta por mais de 80 trabalhadores. As ações estão bem adiantadas. As redes de água e de esgoto, juntas, somam mais 20 quilômetros e estão prestes a ser concluídas.
A drenagem também está com mais de 50% dos serviços executados. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) estima que concluirá as obras dos dois bairros ainda neste verão.
O movimento de máquinas e pessoas trabalhando é intenso, e o morador João Jerônimo comemora que a obra esteja sendo concluída. “Eu nem acredito que estão fazendo minha rua. Até no verão tinha lama aqui. Era muita dificuldade, mas agora a coisa vai mudar”, diz.
Outro local onde os trabalhos estão intensificados é no Loteamento Santo Afonso. A comunidade relata que no inverno as ruas ficavam intrafegáveis e em dias de chuva constante os alagamentos atingiam as residências. “Essa realidade faz parte do passado”, afirma o presidente do bairro, Edvan de Menezes.
O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco estão com oito frentes de serviço, mais de 100 trabalhadores realizando a pavimentação e o saneamento em 26 ruas.
Para Marcos Dantas, engenheiro do Depasa, o grande gargalo da obra do Loteamento Santo Afonso é resolver os problemas de drenagem, escoando as águas pluviais.
“O bairro é uma planície. Temos dificuldade para escoar as águas, então as soluções de drenagem são várias – algumas ruas com drenagem superficial [meio-fio e sarjeta] e as demais com captação [boca de lobo e manilhas], carregando a água para um igarapé que existe próximo”, explica.
Benfica, Luiz Ângelo, José Firmino, Santa Maria, Santa Helena, loteamentos Santa Maria e Sol Nascente são outras regiões do Segundo Distrito que estão recebendo os benefícios do programa Ruas do Povo.
Nesses bairros, são 163 ruas em obras, serviços de saneamento básico passando na porta dos moradores. Somente nesses locais são quase 35 quilômetros de rede de esgoto que estão sendo construídas, resíduos que serão coletados e conduzidos para estações de tratamento.
O aposentado Brasilino Cardoso, 79, morador do bairro Santa Maria, Ramal Castanheira, comemora os trabalhos. “Sofríamos muito com a falta de benefício, vivíamos abandonados, mas agora tá filé [sic]”, celebra.
Nos bairros Albert Sampaio, Recanto dos Buritis e Santa Cecília as obras se iniciaram ano passado e já estão prestes a ser concluídas. Entretanto, os bairros Santa Inês e Salim Farhat seguem em processo de licitação, e os trabalhos devem começar ainda neste verão, segundo informações do Depasa.
Tantos serviços concentrados têm movimentado a regional. As empresas aproveitam cada minuto do verão para seguir com os trabalhos. O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, avalia o programa de pavimentação.
“O Segundo Distrito de Rio Branco nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. Isso é o resgate da dignidade da região e das pessoas em relação à pavimentação e ao saneamento”, conclui.