O Centro de Convivência do Idoso de Rodrigues Alves foi inaugurado na última quinta-feira, 27, pelo governador Tião Viana. A entrega representa a conclusão das atividades de mais uma frente de trabalho da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop). Um dos cuidados observados no projeto arquitetônico foi a idealização de uma estrutura física humanizada, adequada para o atendimento dos idosos.
O empenho foi além da conformidade com as normas técnicas de acessibilidade: “Há vários detalhes que humanizam a estrutura, como a ausência de arestas [quinas], para reduzir riscos ao público, piso antiderrapante, barras de apoio nos banheiros e diferenças cromáticas para facilitar a orientação”, afirma o secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder.
Promover a acessibilidade é condicionar o ambiente para que todos possam utilizá-lo. O respeito à diversidade está também na consideração com pessoas com dificuldade de mobilidade e físico-psicológicas, condições usuais em pessoas da terceira idade. A adequação arquitetônica equipara as oportunidades e facilita a integração.
O prédio tem 224,80 m² e, além das áreas administrativa e de circulação, possui espaço de consultório, jogos, eventos, dormitórios, sala de estar e jantar. O Centro de Convivência do Idoso de Rodrigues Alves integra as políticas públicas de fortalecimento dos vínculos familiares e da proteção e assistência ao idoso.