Dando sequência à política de capacitação continuada da Secretaria de Estado da Polícia Civil, teve início nesta terça-feira, 8, o segundo Estágio Técnico Policial (ETP).
A atividade visa preparar o agente público para realizar operações policiais com mais expertise. Mais de 15 policiais civis, dois agentes penitenciários, um militar do Exército Brasileiro e um bombeiro participam do treinamento.
Além de profissionais da Polícia Civil, a qualificação será ministrada também por instrutores do Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública (Ciopaer), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, participou da aula inaugural do ETP. No discurso de saudação aos alunos, ele explicou que o objetivo é unir os integrantes da instituição para a quebra de paradigmas, aperfeiçoamento e qualificação, para construir uma polícia mais eficiente. “A proposta é que todos compartilhem a ideia da multiplicação do conhecimento, por isso estão aqui policiais da capital e do interior do estado”, destacou.
Ao todo, os alunos da qualificação terão aproximadamente 480 horas de atividades, divididas em 34 disciplinas, como: busca e apreensão, prisão, inteligência, sobrevivência na selva, noções de operações aéreas, montagem de emboscadas, defesa pessoal e primeiros socorros.
“Na segurança pública, trabalhamos todos os dias em busca da melhor maneira de agir. Os crimes têm estágios distintos que se aprimoram no dia-a-dia e, por isso, é importante uma atualização, para o enfrentamento de delitos diversos”, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.