Os bairros Luiz Ângelo e José Firmino Neto, às margens do Ramal Bom Jesus, na Vila Acre, em Rio Branco, já estão com cerca de 60% das obras concluídas, segundo dados do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que executa as obras em parceria com a prefeitura.
Andar pelas ruas da região requer cuidado, devido ao grande número de máquinas e de pessoas trabalhando: assentando tijolos, fazendo sarjetas, meio-fio e terraplanagem. Por baixo das vias passam quase nove quilômetros de rede de esgoto e três estações elevatórias, obras que não são vistas, mas que fazem muita diferença na saúde e na qualidade de vida dos moradores.
“O trabalho aqui está muito bom. No inverno a gente atolava até as pernas, agora o povo está trabalhando bem. Até nos feriados”, comemora Natan Souza, morador.
No total, 41 ruas estão em obras com serviços de pavimentação em tijolos e mais de um quilômetro de drenagem de águas pluviais, além do trabalho do sistema de esgotamento sanitário e redes de água.
A moradora Joice Alencar hoje passeia de carro pelas ruas do bairro, o que era impossível há alguns meses. “Hoje consigo entrar e sair de carro, está maravilhoso. Até o bairro ficou mais bonito”, sorri.
Apesar do ritmo acelerado dos trabalhos, a obra será concluída somente no próximo verão. Mas de uma coisa os moradores já têm certeza: com o que está sendo feito, o inverno deles será diferente.