Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Integrantes da iniciativa MAP discutem programação de fórum trinacional – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Integrantes da iniciativa MAP discutem programação de fórum trinacional

Grupo definiu a programação da décima edição do Fórum MAP (Foto: Angela Peres Secom)
Grupo definiu a programação da décima edição do fórum MAP (Foto: Angela Peres Secom)

Nesta terça-feira, 15, foi realizada em Brasileia a primeira reunião trinacional de preparação para a décima edição do Fórum MAP (Madre de Díos, Acre e Pando).

O grupo, formado por representantes das áreas de fronteira do Brasil, Peru e Bolívia, esteve reunido para discutir a programação do fórum, que será realizado dias 9, 10 e 11 de novembro, em Rio Branco.

Representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhia Especial de Fronteira, Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além da comitiva de Madre de Díos e de Pando, participaram do encontro.

Com o tema “Novos caminhos para adaptação e resiliência a eventos extremos climáticos na região”, o evento vai promover debates em torno de temas como estratégias para o fortalecimento da economia e infraestrutura, planejamento regional, e direitos humanos e ambientais.

Para a coordenadora de organização do grupo brasileiro, a técnica da Universidade Federal do Acre (Ufac) Cristina Boaventura, a iniciativa MAP garante maior integração entre os países.

“Atualmente, já é possível observar a integração entre os órgãos dos governos que atuam na região de fronteira, sem a intervenção do MAP. Mas tudo começou quando o grupo se reuniu e deu início a esse processo de fortalecimento e integração, visando fortalecer o trabalho sociopolítico de cada lugar”, disse.

O governo do Estado apoia a iniciativa, que começou em 1999, e tem contribuído de maneira fundamental para a diminuição dos impactos, dos eventos extremos e para o fortalecimento do sistema de alerta na região.

“Quando a gente se reúne com os integrantes do MAP e consegue trabalhar modelos de adaptação e resiliência, estamos potencializando a mitigação de novos efeitos. O que acontece no Acre reflete na Bolívia e no Peru, e vice-versa”, explicou a chefe do departamento de monitoramento do IMC, Nésia Moreno.

A iniciativa MAP

O primeiro encontro foi realizado em 1999, quando um grupo de pesquisadores se reuniu para discutir os efeitos das mudanças climáticas na região de fronteira.

Após identificar a necessidade de que os três países precisavam fortalecer a integração, para garantir o bom funcionamento de um sistema de alerta, o grupo passou a se reunir para discutir formas de ajudar o poder público e a sociedade civil.

Além de eventos extremos, a iniciativa MAP identificou outras demandas que eram comuns entre os três países, como direitos humanos, segurança e educação ambiental, entre outros. Desde o primeiro, nove fóruns foram realizados, a fim de fortalecer a integração na região.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464