O Procon/AC tem acompanhado de perto o problema dos apagões e vê com grande preocupação a questão. Entre os meses de julho e setembro, foram seis apagões que afetaram o estado.
Nesta terça-feira, 22, o órgão encaminhou oficio à Eletrobras Distribuição Acre solicitando informações substanciais sobre o motivo dos apagões, com o intuito de dar encaminhamento às devidas responsabilizações.
As pessoas que tiveram prejuízos materiais, como produtos queimados, alimentos estragados ou de qualquer natureza que tenha ligação com as causas dos apagões podem responsabilizar a empresa pelos prejuízos.
A orientação é procurar primeiro a empresa para tentar resolver o problema, exigindo sempre o número de protocolo da reclamação. Caso contrário, podem formalizar reclamação no Procon ou diretamente no Juizado Especial Cível. Dependendo da situação, cabe indenização por eventual dano moral sofrido.
“O consumidor deve reclamar pelos seus direitos, não pode arcar com os prejuízos resultantes da má prestação de um serviço que é essencial a todos. O Procon está abrindo procedimento de fiscalização em face da Eletrobras e vai cobrar as explicações devidas, mas o consumidor que tiver qualquer prejuízo deve formalizar sua reclamação”, alerta o diretor do Procon, Diego Rodrigues.