Os trabalhos de recuperação da BR-364 no trecho entre Tarauacá e o Rio Liberdade – o mais crítico de toda a rodovia – estão acelerados. Dezenas de máquinas e trabalhadores de quatro empresas, contratadas pelo Dnit, estão recuperando 27 quilômetros de pontos críticos, que vão garantir a boa trafegabilidade da rodovia no período chuvoso.
Para a recuperação, está sendo utilizado um processo, adotado pelo Dnit, denominado Tratamento Superficial Duplo (TSD), que é uma camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações sucessivas de ligante betuminoso, cobertas cada uma por uma camada de agregado mineral e submetidas a compressão.
Segundo o encarregado de obra de uma das empresas, Edmir Pinheiro, as partes sensíveis da rodovia são substituídas por um material de maior qualidade. Em seguida, são recuperadas a sub-base e a base e feita a aplicação do TSD sobre a pista. As pedras para o macadame vêm do Rio Madeira, a 700 quilômetros de distância, e a argila, de Cruzeiro do Sul.
Pinheiro conta que, quando for feita a reconstrução da estrada, o TSD não vai sair, e a base e a sub-base entram em cima desse material. Ele garante que o resultado da recuperação vai ficar ótimo, pois o macadame vai ter 25 centímetros de pedra.
Esforço do governador
O representante do governo na regional do Juruá, Itamar de Sá, destaca o esforço do estado para garantir a trafegabilidade na rodovia durante o período chuvoso.
Ele conta que a recuperação é fruto do empenho pessoal de Tião Viana. “O governador esteve sucessivas vezes em Brasília demonstrando para o Dnit, para o Ministério dos Transportes e, sobretudo, para a presidente Dilma Rousseff que essa é a rodovia da integração do Acre e tem importância significativa para o desenvolvimento de nosso estado”, ressaltou Sá.