Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, foi aberta a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2015, nesta segunda-feira, 19, no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). O governador Tião Viana participou da abertura do evento, que tem por objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população. A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia será realizada de 19 a 22 de outubro, na Ufac.
Além do governador Tião Viana, a abertura do evento foi feita por representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia, Educação, Assessoria de Juventude, Ufac, pelo deputado estadual Daniel Zen e pelo reitor da Ufac, Minoru Kinpara. Diversos órgãos de governo e representantes da Embrapa, Senai, Senac, Sesc, Sebrae e prefeitura também estiveram presentes ao evento, que reuniu centenas de estudantes.
A Semana de Ciência e Tecnologia propõe três eventos: a Expociência, a Mostra Viver Ciência e a Conferência Estadual de Juventude, os quais reúnem uma vasta programação com oficinas, minicursos, experimentos científicos, palestras, artigos científicos e estandes com projetos.
Para Tião Viana, a juventude, a educação e a Ciência e Tecnologia compõem a melhor agenda que se pode ofertar para a juventude, que é o futuro do Acre.
“Para qualificar a mão de obra e assegurar a qualidade nos serviços em todas as atividades, não há outro caminho: é o conhecimento, é a dedicação, é o esforço pessoal e coletivo, é o esforço do governo e das instituições de ensino. É uma motivação inovadora que agrega juventude e oportunidades”, afirma o governador.
Ciência, Tecnologia e Inclusão
A secretária de Ciência e tecnologia, Renata Souza, contou que o evento está ocorrendo em todo o Brasil, e no Acre é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI).
“A Ciência e Tecnologia são elementos de inclusão social, e nosso interessa nesse evento é despertar a curiosidade pelo tema proporcionando atividades para os jovens, adultos e idosos, e todos estão convidado a participar”, convidou a gestora.
O secretário de Educação, Marco Brandão, falou sobre a importância da Mostra Viver Ciência. “O objetivo é trazer para dentro e fora da escola os desafios que possibilitam o desenvolvimento do cérebro humano”, comentou o secretário.
Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, a Conferência Estadual da Juventude vai reunir delegados eleitos durantes as etapas municipais realizadas em todos os municípios. “A partir de amanhã começam a chegar às delegações de todo o estado pra que a gente possa construir junto o processo de participação desses jovens para a elaboração do Plano Estadual de Juventude”, contou o assessor especial de Juventude, Weverton Mathias.
Inovação e desenvolvimento
Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a inovação é a possibilidade de mudança, de desenvolvimento. “Inovação, Ciência e Tecnologia são importantes para o desenvolvimento de qualquer nação. Nenhum país do mundo se desenvolve sem investir na valorização do ensino, dos alunos, dos professores e da juventude”, disse o reitor.
O deputado estadual, Daniel Zen, acentuou que a atividade conjugada, além de demonstrar inteligência e um esforço de trabalho integrado, reúne todos esses eventos e aponta para vários precedentes.
“A reunião anual da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência], realizada no Acre em 2013, foi um divisor de água, catalisadora de diversos investimentos. A gente vê que não há progresso significativo se não houver investimento na Ciência e tecnologia”, concluiu o parlamentar.