Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Secretário da ONU fala sobre agenda global para sustentabilidade – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Secretário da ONU fala sobre agenda global para sustentabilidade

Para o secretário, o Acre está trabalhando as cadeias de valores transformando-as em oportunidades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para o secretário, o Acre está trabalhando as cadeias de valores, transformando-as em oportunidades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“O desafio da ONU hoje é o desenvolvimento sustentável, que aponta para uma etapa de transformação dos pilares econômico, social e ambiental, temas de interesse global.”

O discurso inicial do secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Carlos Lopes, abriu a palestra “A Nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”, na noite desta quarta-feira, 21, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

O governador Tião Viana, a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, e o presidente da Fieac, Adriano Ribeiro, compuseram o dispositivo de apresentação e debate do tema. O diálogo foi aberto ao público e reuniu diversos representantes da academia, imprensa, movimentos sociais, órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e instituições financeiras.

A palestra sobre conservação, preservação, meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade foi aberta ao público (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A palestra foi aberta ao público (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Queremos aqui, com essa fonte de sabedoria, entender as ocorrências do Estado Islâmico, a política de desenvolvimento, industrialização e diversificação de economia, e aproveitar da melhor forma a troca de experiência e conhecimento, um bom caminho para quem quer o melhor para as comunidades”, defendeu Tião Viana.

Carlos Lopes destacou os objetivos e debates promovidos durante a Rio +20, e o surgimento da Declaração do Milênio documento histórico para o novo século que engloba oito objetivos, seguindo um debate sobre a paridade da economia, sociedade e meio ambiente.

Sobre o desenvolvimento com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, o secretário destacou as experiências que estão sendo feitas no Acre. “São experiências mais humanizadas, mais verdes, com uma economia de frente, que servem de exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo”, declarou.

Desenvolvimento, transformação e oportunidade

Foto: Gleilson Miranda/Secom
O assessor especial de Assuntos Indígenas Zezinho Kaxinawá entrega uma peça de artesanato huni kuin ao secretário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o secretário, o Acre está trabalhando as cadeias de valores, transformando-as em oportunidades. “É preciso usar a floresta de forma criativa, por meio da piscicultura, da cadeia de valor da produção de carne de vários tipos, como suínos, aves e o próprio gado, com a introdução de tecnologias mais avançadas, gerando menos impacto florestal e maior produtividade animal”, disse Lopes, assegurando que isso faz com que as pessoas desmatem menos, já que há outras fontes alternativas de renda.

O presidente da Fieac agradeceu a presença do secretário da ONU, que cumpriu agenda no estado a convite do governador Tião Viana. “Somos muito gratos de poder discutir preservação, conservação, meio ambiente e sustentabilidade e conhecer suas colocações de maneira tão segura”, agradeceu Ribeiro.

O encontro foi finalizado com uma rodada de perguntas dos participantes. Pela terceira vez no Acre, Carlos Lopes parabenizou o governo pela forma criativa com a qual consegue desenvolver o Acre – um estado que mantém 87% de florestas – de maneira sustentável.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464