![A aldeia entra em clima de festa (Foto: Sérgio Vale/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/thumbnails_thumb_secom_acre_foto_sergio_vale__50-580x326.jpg)
A maior festa de cultura indígena do Acre começa neste domingo, 25, e se estende até o dia 30. É a 14ª edição do Festival Yawa, realizado na Aldeia Nova Esperança, localizada no Alto Rio Gregório, em Tarauacá.
A festa reúne diversas etnias e atrai visitantes de várias partes do Brasil e do mundo todos os anos. Começou a ser realizada em 2002, como parte da luta pela revitalização da cultura Yawanawá, o “Povo da Queixada”. Durante uma semana, eles relembraram danças, cantos, brincadeiras, comidas tradicionais e rituais.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), tem feito investimentos na área de infraestrutura nas aldeias para fomentar o etnoturismo, como a Nova Esperança, o Mutum e o Lago Lindo, que promovem festivais semelhantes.
“Os festivais indígenas são muito importantes para fortalecer a cadeia do turismo no estado, e o Yawa, por exemplo, já está consolidado no calendário do Acre. Por isso, nosso papel é garantir subsídios para que as comunidades tenham qualidade no atendimento dado aos visitantes”, frisou a gestora da Setul, Rachel Moreira.