O Ministério da Cultura, o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e a Associação Apiwtxa realizarão, entre os dias 11 e 13 de novembro, a TEIA Indígena do Acre, em Marechal Thaumaturgo.
O evento tem o objetivo de reunir representantes de pontos de Cultura Indígena acreanos e de outros estados, além de debater a Política Nacional de Cultura Viva para os povos indígenas.
Com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, a programação contará com a inauguração do Pontão de Cultura Alto Juruá e com o Fórum dos Pontos de Cultura do Estado, que elegerá os delegados indígenas da rede do Acre.
Os eleitos representarão o estado na TEIA Nacional da Diversidade que será realizada em Salvador, em maio de 2016.
Em Marechal, o evento realizará oficinas, rodas de conversa, apresentação de materiais produzidos pelos pontos de Cultura Indígena, além de debater como a cultura se manifesta na diversidade dos povos do Brasil, e as principais causas dos problemas e conflitos nas terras indígenas.
Segundo Karla Martins, diretora-presidente da FEM, é a primeira vez que haverá uma TEIA em âmbito estadual. “O encontro mostra a dimensão que os pontos de Cultura Indígena têm tomado, e a TEIA será a oportunidade para realizar um intercâmbio de debates, além da celebração das tradições indígenas do nosso estado”, explica.
TEIA
Realizada desde 2006, a TEIA é o encontro nacional dos pontos de Cultura, e também encontros regionais das entidades que integram o Programa Cultura Viva.