A ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino, esteve na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), com a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.
Nilma participou do lançamento do programa “Juventude Viva”, que tem como principal objetivo garantir o direito à vida aos jovens, assim como dignidade e igualdade de oportunidades, sobretudo aos negros, maiores vítimas da violência. O programa será gerido pela prefeitura da capital.
O prefeito Marcus Alexandre apresentou oficialmente o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial que visa estabelecer uma política pública, reconhecendo as demandas específicas da população afrodescendente e povos indígenas residentes na capital.
O objetivo é garantir ações permanentes para o enfrentamento da discriminação, do preconceito, do racismo e das desigualdades sociais.
“É uma alegria receber a ministra, e ter garantido o apoio dos governos federal e estadual para realizar as ações. Estamos no mês da consciência negra. Temos uma programação intensa no mercado velho valorizando a cultura. E vamos continuar avançando no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial”, declarou o prefeito.
Com o governo do Estado foi assinado o convênio sobre promoção e formação de gestores e de Promoção da Igualdade Racial em 13 municípios contemplados com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
“Estamos na Década Internacional do Afrodescente e na Semana Nacional da Consciência Negra. Além disso, estamos nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência. O ato de hoje é simbólico, e significa que nós temos gestores públicos irmanados na luta pela superação do racismo e da violência”, disse a ministra.
A vice-governadora Nazareth Araújo falou sobre a importância da formação dos gestores. “Nós temos muito orgulho de estarmos celebrando este convênio, que reafirma o compromisso do Estado do Acre com a igualdade racial”, disse.