O curso Técnico em Enfermagem está em sua primeira semana na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Formada por jovens egressos do sistema socioeducativo, a turma é composta por 30 alunos.
O governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Instituto Dom Moacyr (IDM) e o Instituto Socioeducativo (ISE), oportuniza a capacitação, que tem carga de 1.500 horas, o que equivale a aproximadamente dois anos de aula.
“Nós trabalhamos com adolescentes em conflito com a lei, que cometeram algum delito e estão pagando. Temos que orientá-los a ir em busca de um futuro melhor. Os cursos são um caminho de sucesso para eles”, destaca o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.
A educação profissional representa uma oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho. A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, ressalta: “Nós nos esforçamos para levar ensino de qualidade para todos. Hoje o país precisa de muitos técnicos, principalmente na área saúde, por isso esta é uma grande oportunidade”.
Para a educanda N. G., de 17 anos, o curso é uma oportunidade ímpar e deve ser aproveitado. “É a carreira que quero seguir, e terei boas chances tanto na área de conhecimento como na financeira.”