Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Dia do Acre reúne representantes da Amazônia e entidades parceiras em Paris – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Dia do Acre reúne representantes da Amazônia e entidades parceiras em Paris

Evento apresenta as conquistas do Estado na redução das emissões e enfrentamento às mudanças climáticas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Dia do Acre: Consolidando uma Economia Verde e de Inclusão Social na Amazônia reuniu nesta segunda-feira, 7, em Paris, representantes dos governos de estados da Amazônia brasileira e peruana, além de instituições e entidades governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Organizado em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e com a ONG ambientalista WWF-Brasil, o Dia do Acre posiciona a política de desenvolvimento sustentável do estado no debate global para o enfrentamento às mudanças climáticas.

A programação foi realizada paralelamente a Conferência do Clima – COP 21, realizada na capital francesa e reuniu nomes expressivos do debate climático, entre eles a representante do banco KfW, Cristiane Ehringhaus, William Boyd, secretário-geral da Força Tarefa dos Governadores para Florestas e Clima (GCF), o diretor Executivo do Earth Innovation Institute (EII), Daniel Nepstad, o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães, a diretora coorporativa da SKY, Fiona Ball, e Stephen Schartzman, do Environment Defense Found (EDF).

Também fizeram questão de prestigiar o evento do Acre, o embaixador do Brasil na França, Paulo Cesar Campos, o vice-presidente do senado Jorge Viana, os governadores do Amazonas, José Melo, do Tocantins, Marcelo Miranda, do Mato Grosso, Pedro Taques e o deputado Estadual do Amazonas, Luiz Castro.

“Essa parceria com o Acre é vital, simboliza uma nova economia para o mundo real, o que estamos chamando no Ministério [de Meio Ambiente] de combinação de políticas de produção com proteção ambiental”, enfatizou Carlos Klink, secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.

Painéis, lançamentos de publicações e assinaturas de termos de cooperação marcaram dia do Acre na COP21 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Painéis, lançamentos de publicações e assinaturas de termos de cooperação
marcaram Sia do Acre na COP21 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A região amazônica foi responsável por reduzir as emissões em aproximadamente quatro gigatoneladas de emissões de gás carbono ou equivalentes.

“É uma síntese do que tem sido a luta e a história do povo acreano para conviver com a floresta amazônica conservada, buscando qualidade de vida e desenvolvimento. Envolve parceria público-privado-comunitária e empresarial para assegurar melhor resultado econômico e social para nossas populações”

Tião Viana, governador do Acre.

Manuel Gambini Rupay, governador do departamento de Ucayali, na Amazônia peruana, explicou que 10% do seu território é desmatado. “Agora queremos recuperar essas áreas desmatadas e contribuir ainda mais para a conservação da Amazônia”, ressaltou.

Acre é o primeiro governo subnacional a ser certificado com REED+SES

O Acre foi o primeiro governo subnacional a receber compensação por resultados na redução de emissões pelo desmatamento.  Como parte da programação desta segunda-feira, o estado se tornou o primeiro a receber a certificação REDD+SES (sigla em inglês para a redução das emissões pelo desmatamento com padrões socioambientais), que segue padrões internacionais.

“Só foi possível por todo apoio e cooperação que tivemos na construção desse processo com as organizações e também a participação social, com todos os direitos sociais e ambientais das comunidades salvaguardados”, destacou Magaly Medeiros, diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

A obtenção da certificação REED+SES comprova que o estado segue os padrões internacionais de qualidade em seus processos de REDD+. “É um prazer confirmar e reconhecer o Acre como líder não só em REDD+, como também em politicas socioambientais, apresentando as melhores práticas”, declarou Joanna Durbin, presidente da Aliança para Conservação da Biodiversidade e do Clima (do inglês CCBA).

Pagamento por resultado de performance auxilia na redução de desmatamento

Há quase 20 anos, o Acre vem implementando políticas socioambientais que contribuem para a queda do desmatamento. De acordo com os últimos dados lançados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Prodes, referentes ao período de julho de 2014 a agosto de 2015, o estado apresentou redução de 10% do desmatamento, indo na contramão dos outros estados amazônicos, que juntos aumentaram a perda de florestas em 16%. O resultado é o reflexo de uma política continuada, que nos últimos 10 anos reduziu em 62% o desmatamento.

REM – Pioneiros na conservação

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Representante do KfW falou da relação do Acre com as populações tradicionais (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Programa global da cooperação internacional como governo da Alemanha, o REDD Early Movers (REM, REM – pioneiros na conservação de floresta), foi implementado, em 2012, pioneiramente no Acre.

O programa permite o pagamento baseado nos resultados por emissões reduzidas do desmatamento. “Premia aqueles que já cuidavam do ambiente mesmo antes de ouvirem falar de REDD. Não é compra de carbono. É uma compensação financeira com base nas emissões reduzidas”, explicou Christiane Ehringhaus, representante do banco KfW da Alemanha.

O Acre foi escolhido porque, além de reduzir as emissões, já tem programas de base e relação de compromisso com as populações tradicionais, além de ter implementado a lei Sisa, que estabelece o sistema de incentivos  a serviços ambientais.

Mais de 25 milhões de euros foram investidos em programas de repartição de benefícios. Os recursos complementam as ações inovadoras já desenvolvidas no Estado.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464