A Filmoteca Acreana foi palco para a solenidade de abertura da 10a Mostra Cinema e Direitos Humanos, na noite de segunda-feira, 14.
Com a presença de autoridades que representam os Direitos Humanos do governo do Estado e da Presidência da República, a programação contou com a exibição dos documentários Abraço de Maré e Bentinho – A Esperança Equilibrista.
Em Rio Branco, a Mostra é realizada até 19 de dezembro, na Filmoteca Acreana, anexa à Biblioteca Pública. Neste ano, serão exibidos 40 filmes, que fazem retrospectiva representativa das nove edições anteriores.
De acordo com a diretora do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos, Christiana Freire, o evento exibirá diversos curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática e Homenagem. O objetivo é que se tenha o maior alcance possível, inserindo diversos públicos.
“A mostra é vista como uma ação estratégica de educação e cultura sobre os Direitos Humanos, por meio da linguagem cinematográfica. Todos os filmes terão a opção com legenda, e algumas sessões com audiodescrição, para que pessoas com deficiência auditiva e visual possam estar inseridos no evento”, destacou Christiana.
Para a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, a mostra é importante para difundir o debate sobre os direitos humanos. “Termos um evento como esse que integra o debate sobre temas atuais que envolvem os direitos humanos com a sétima arte é uma grande oportunidade. Esperamos que a sociedade se aproprie e participe, para que os horizontes estejam sempre abertos sobre esses assuntos tão importantes para nossa realidade”, diz.
A 10a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início no dia 13 de novembro e segue até 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal. Confira a programação completa.