As doze escolas concorrentes na categoria Percussão Marcial se apresentarão no primeiro dia de competição do 13º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.
Toda a sociedade acreana está convidada a prestigiar, a partir das 16 horas, os talentos das comunidades escolares. O evento será realizado no Ginásio do Sesi, localizado no bairro Manoel Julião, em Rio Branco.
A percussão marcial é a composição mais simples. Geralmente, a melodia é regida pela lira, um instrumento de cordas. São avaliados o corpo musical e coreográfico, o regente, a baliza e o mor. O desempenho dessa equipe é analisado durante a apresentação de duas músicas por corporação.
“O juri avalia quesitos pré-definidos, na parte técnica observa o ritmo, dinâmica, equilíbrio e harmonia, já para apresentação ganham pontos a uniformidade, a marcha, alinhamento, cobertura e garbo”, explica o coordenador do departamento de Eventos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Antônio Gomes.
Nesta categoria, além da capital, há grupos da Vila Campinas, Bujari, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Brasileia. Diferenciam-se, ainda, a faixa etária, entre: infanto-juvenil e sênior. O resultado será anunciado no segundo dia de evento, ao final das apresentações deste sábado, 19.