Terminou na última quarta-feira, 16, a oficina do programa #Tamojunto, destinado à prevenção ao uso de álcool e drogas ilícitas, entre adolescentes de 12 e 13 anos. A solenidade de encerramento ocorreu na Escola Estadual Antônia Fernandes, bairro Santa Inês, em Rio Branco.
Durante a oficina, os adolescentes foram orientados sobre os malefícios do cigarro, do álcool, do crack e de outras drogas. Também foram realizados trabalhos voltados para o desenvolvimento, com foco em habilidade de vida, visando despertar o pensamento crítico e criativo do aluno, as tomadas de decisões e uma comunicação mais eficaz.
Em 2014, só em Rio Branco o programa #Tamojunto beneficiou quatro escolas, contemplando mais de 400 alunos. Já em 2015, mais de 920 alunos foram beneficiados com o projeto, em sete escolas do Estado.
“As oficinas estimulam a troca de experiência entre os adolescentes e a construção do conhecimento, por meio de atividades lúdicas. A metodologia integra elementos de estilo de vida dos alunos e o trabalho com crenças normativas”, destacou Kariny Costa, da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
O programa #Tamojunto faz parte das prioridades de políticas públicas do gabinete da vice-governadora, Nazaré Araújo, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, das secretarias estaduais de Saúde e Educação, que ao longo do ano realizam vários encontros, abordando temas diferenciados e de interesse dos pais e dos alunos.