As festividades de fim de ano estão movimentando as vendas no comércio de Rio Branco. A Feira Natalina que está sendo realizada no Mercado Velho, desde último sábado, 19, também apresentou aumento no volume de vendas.
O evento, que se estende até o dia 3 de janeiro, reúne a produção de 180 empreendimentos da economia solidária.
Comidas típicas, artesanatos, objetos de decoração, produtos de jardinagem e tantos outros itens podem ser encontrados pelo público.
A professora Sandra Cristina Soares foi ao centro fazer compras e aproveitou para conferir as novidades da feirinha.
“Sempre que tem feira aqui no Mercado eu venho. Hoje comprei uma tiara de flores para a minha filha. Os produtos daqui são sempre de qualidade”, disse.
A expectativa dos feirantes é de que as vendas sejam iguais ou superiores às do ano passado. A floricultora Luciane Damasceno, da Associação Flora Mulher, estima que cerca de R$ 10 mil sejam comercializados nos 16 dias de feira.
“À medida que as pessoas vão recebendo e o Natal se aproximando, as nossas vendas estão melhorando. Temos tido um bom fluxo diário de clientes, e estamos muito otimistas”, frisou Luciane.
Na praça de alimentação o cenário não é diferente. A feirante Cristina Pinheiro conta que, na noite anterior, seu comércio teve receptividade: “Por enquanto o movimento está bom. Ontem vendi toda a comida aqui da barraca”.
Alguns empreendimentos ficam abertos o dia todo. Mas a grande maioria inicia as atividades de comércio às 17 horas. O evento solidário é uma realização da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, Prefeitura de Rio Branco, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), Fórum e Conselho Estadual de Economia Solidária.
A Feira Natalina da economia solidária também está sendo promovida em Cruzeiro do Sul. Lá, o evento se encerra na quinta-feira, 24, e reúne cerca de 80 empreendimentos.