O Instituto Dom Moacyr (IDM) registra avanço na oferta de cursos profissionalizantes em todo o estado. As formações ampliam a acessibilidade ao ensino e são oportunidades de geração de renda para os beneficiados.
No segundo semestre de 2015, por meio de pactuações, que são reuniões com prefeituras, comunidades, secretarias de assistência social e o Instituto Socioeducativo, foram oferecidas 1.120 vagas para cursos de formação inicial continuada, contemplando diversas áreas de atuação.
Já em relação aos cursos técnicos, foram ofertadas 1.272 vagas em todo o estado, o que promove a entrada de uma categoria diferenciada para o mercado de trabalho.
“É uma grande satisfação estar à frente desse trabalho, levando oportunidades e ensino de qualidade para muitos. Nosso objetivo é aumentar cada vez mais esses números”, avalia Rita Paro, diretora-presidente do IDM.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi consolidado por meio do IDM, e os 22 municípios do Acre foram alcançados. Desde 2005, já são mais de 95 mil pessoas beneficiadas com o ensino técnico e profissionalizante no Acre.
A capacitação está ligada diretamente ao combate à pobreza no estado. O Pronatec atende o público de CadÚnico, e muitos dos beneficiados se tornaram microempreendedores. O IDM tem também parceria consolidada com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.