- Diferentes disciplinas devem abordar o eixo temático relacionado à política (Foto: Miriane Teles/SEE)
A lei 3.095, sancionada na última semana, trouxe novidades para o currículo escolar acreano. Para o ano letivo de 2016, dispôs a inserção do tema “Política, Politicagem e Conscientização contra Corrupção” nas salas de aula.
Considerada uma temática transversal, o assunto deve ser debatido com os alunos do ensino fundamental e médio em diferentes disciplinas.
“Assim como o meio ambiente é um tema tratado desde a redação até as ciências, a política pode se relacionar com a filosofia, a sociologia, a arte e a história, assim como ser assunto de projetos pedagógicos”, afirma a diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Rúbia Cavalcante.
Para janeiro, será discutida a abordagem pedagógica para cada série escolar e haverá discussão legal junto ao Conselho Estadual de Educação para a implementação.
A lei não cria disciplina sobre corrupção. “Os pais devem saber que a formação crítica dos alunos nesses temas oportuniza que debates sobre mudanças sociais sejam aprofundados e também que sejam discutidos valores e comportamentos sociais no regime democrático”, reforça a diretora de Ensino.