Mesmo com o período de recesso escolar, as atividades educacionais não param em Cruzeiro do Sul. Cerca de 320 professores, principalmente da zona rural, de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará, no Amazonas, estão complementando sua formação pedagógica por meio do Programa Nacional de Formação de Professores de Formação Básica (Parfor).
O Parfor é feito em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Secretaria Municipal de Educação. Os professores compõem oito turmas, sendo cinco de pedagogia, uma de biologia, uma de letras-português e uma de geografia. O curso iniciado em agosto de 2015 está em seu terceiro módulo e tem previsão de término em 2017.
O professor da Ufac, Cleidson Rocha, conta que esta é a terceira experiência de formação em serviço que a universidade executa em parceria com o governo do Estado e prefeituras. Ele explica que a exigência de formação específica está estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Em 2011, com parceria entre Ufac e governo do Estado, mais de cinco mil professores da rede pública completaram sua formação.
No entanto, ficou uma demanda reprimida, que está sendo cumprida agora pelo Parfor. A professora Raquel Ribeiro da Silva leciona na BR-307, na comunidade Belo Monte. Ela diz que apesar de ser difícil fazer o curso nas férias, em tempo corrido, está satisfeita: “Nós agradecemos a oportunidade que esta parceria entre a Ufac e o governo do Estado está nos dando”.
Turma de história
A professora Márcia Sulamita, do núcleo local da SEE, lembra que em agosto vai iniciar mais uma turma de História, pelo Parfor, com uma turma de 42 professores selecionados. Em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo também estão sendo formados professores pelo Parfor.