Em sua primeira visita oficial a Brasília neste ano, o governador Tião Viana se dirigiu ao Ministério dos Transportes, nesta terça-feira, 12, para tratar principalmente do momento de atenção sobre a BR-364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Ele também teve reuniões nos ministérios da Fazenda, da Agricultura e da Saúde para tratar questões cruciais para o desenvolvimento do Estado. Acompanharam o governador a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo.
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, comprometeu-se a em instalar, ainda em 2016, a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre. Devido à malha rodoviária de 1.123 km de estradas federais no estado, esta é uma ação pontual para atitudes mais rápidas e dinâmicas, desvinculando o Departamento da Superintendência em Rondônia.
Já em relação à BR-364, o ministro deu um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos de recebimento definitivo da estrada e reforçou a necessidade do controle de peso e dos prazos para contratação dos serviços ordinários de manutenção da estrada. Tião Viana ainda reforçou um pedido prioritário de reparação da BR-317. Antonio Carlos designou uma força-tarefa de técnicos do Ministério para, na próxima semana, fazer a adequação necessária para a empresa contratada seguir com seus trabalhos na região.
Questões socioeconômicas
Aproveitando a visita a Brasília, Tião Viana teve um breve encontro com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. O governador desejou boa sorte ao ministro junto ao cargo e recebeu uma palavra otimista do futuro do cenário econômico.
Já em visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tião se reuniu com a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, para tratar da liberação para que a Dom Porquito possa negociar suínos com o Peru.
Segundo Márcia Regina: “O ministério vai realizar todo um esforço para que a exportação de carne suína do Acre ocorra. Eles vão se reunir para tratar disso com o Ministério da Agricultura do Peru, para saber o que mais é necessário para finalizar esse trâmite”. A reunião entre ministérios será realizada neste fim de semana. O governador ainda ressaltou a importância da Dom Porquito para a região, ao gerar 350 empregos diretos. Com a liberação da exportação, esse número poderá chegar a mil empregos diretos.
Finalizando a agenda em Brasília, em um encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, Tião Viana tratou do financiamento para o setor. Foram discutidas liberações de emendas para custeio e o apoio do governo federal na realização do curso de mestrado na área da saúde, em Cruzeiro.