A Secretaria de Habitação do Acre (Sehab) e a Prefeitura de Rio Branco firmaram, esta semana, uma parceria com o objetivo de combater, nos loteamentos atendidos pelo Departamento Social da Sehab, o Aedes aegypti, mosquito vetor de zika, dengue, febre amarela e chikungunya.
Técnicos e assistentes sociais da secretaria participaram na manhã desta quinta-feira, 21, de uma capacitação ministrada pela Coordenação da Vigilância em Saúde de Rio Branco, durante a qual receberam orientações de abordagens às famílias beneficiárias dos programas sociais de habitação. A partir da próxima segunda-feira, 25, o atendimento de 38 agentes sociais estará voltado para o combate ao mosquito.
Os servidores foram orientados sobre como identificar o vetor e, em caso positivo, como proceder e para onde encaminhar uma pessoa com os sintomas dessas doenças. “A saúde é um direito social e, a partir do momento em que levamos essas informações de prevenção aos moradores, garantimos a preservação desse direito”, ponderou a assistente social Atilânia Almeida.
O secretário de Habitação, Jamyl Asfury, ressaltou a importância dessa parceria entre governo e sociedade. “O momento é de união. Se cada um fizer a sua parte, juntos podemos combater o Aedes aegypti e garantir a sua eliminação”.