Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Comunidade Nova Cintra lança coleção de moda verão – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Comunidade Nova Cintra lança coleção de moda verão

No lançamento, moças, crianças e mulheres da comunidade foram as modelos (Foto: Onofre Brito/Secom)
No lançamento, moças, crianças e mulheres da comunidade foram as modelos (Foto: Onofre Brito/Secom)

A comunidade Nova Cintra, situada à margem direita do Rio Juruá, em Rodrigues Alves, tem tradição no artesanato com madeira e fibras. Agora, mais uma conquista se materializou com o lançamento, na sexta-feira, 21, de uma coleção de moda verão, denominada “Rip Chik”, toda confeccionada por costureiras da região.

A coleção surgiu durante a realização de um curso de corte e costura, patrocinado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), com duração de duas semanas e a participação de 23 mulheres e dois homens. O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora) também entrou na parceria, cedendo o material utilizado nas confecções.

Para o lançamento, foi organizado um desfile na própria comunidade, com modelos locais, ato que teve a presença da gestora da SEPN no Juruá, Marisa Diniz, e da presidente da Associação A Muralha, Maria Ramos da Costa.

Segundo a gestora Marisa, a SEPN já tinha apoiado as costureiras locais com a cessão de sete máquinas. Para ela, o curso aumentou o potencial da comunidade. “Temos aqui grandes costureiras que terão mais renda e qualidade de vida”, disse.

Coleção

Antonia Arielle é aposta com beleza potencial para modelo (Foto: Onofre Brito/Secom)
Antonia Arielle é aposta com beleza potencial para modelo (Foto: Onofre Brito/Secom)

A mediadora do curso, Maria Oliveira, responsável pela criação dos modelos, com assessoria da estilista cruzeirense Jane Oliveira, que trabalha em Santa Catarina, contou que, durante o curso, foram feitas mais de 100 peças de roupa, muitas delas ornamentadas com sementes e fibras da região.

Maria destacou a criatividade e a força de vontade das mulheres. Algumas chegavam a andar uma hora e meia a pé para participar do curso, traziam o almoço e ficavam o dia inteiro na escola. A coleção é tropical, explica a mediadora, tendo sido utilizados, para a confecção das peças, os tecidos chita, algodão, cambraia e tricoline.

“Passei para elas a ideia de como se faz uma coleção. Esta primeira coleção servirá de inspiração para outras”, disse Maria, informando que a coleção será apresentada na Expoacre em Rio Branco. Ela pretende levar também uma garota com potencial para modelo, representante da beleza da Nova Cintra, a jovem Antonia Arielle Queiroz de Araújo.

A Muralha

“Queremos espalhar nossos produtos e tornar conhecida nossa criatividade”, diz presidente da Associação A Muralha (Foto: Onofre Brito/Secom)
“Queremos espalhar nossos produtos e tornar conhecida nossa criatividade”, diz presidente da Associação A Muralha (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Associação A Muralha existe há onze anos, sempre com a mesma presidente, Maria Ramos da Costa. Foi criada para representar as mulheres da Nova Cintra, mas, hoje, também tem homens em seu quadro de associados. A associação faz artesanato com madeira e fibras, herança dos pais e avós.

Para a presidente, a montagem de uma equipe de costura era aspiração antiga da comunidade. A vontade é aprofundar a sincronia entre o artesanato e a costura, para o surgimento de uma moda autêntica.

A associação também vai construir, a partir de fevereiro, com apoio da SOS Amazônia, uma fábrica de sabonete. A intenção é aproveitar sobras da usina de extração de óleo da Cooperativa Nova Cintra, que atualmente produz o óleo do coco murmuru.

“Queremos espalhar pelo mundo afora nossos produtos, para que A Muralha seja conhecida, assim como a criatividade que a gente tem”, finalizou Maria.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464