Por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal César Messias, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) vai adquirir seu primeiro laboratório móvel de análise de água.
Na terça-feira, 26, técnicos do órgão e do Instituto Federal do Acre (Ifac) começaram a discutir as especificações técnicas do tipo de laboratório que melhor se encaixe à necessidade e a realidade do Acre.
Em razão dos altos investimentos do governo na criação de peixes e da parceria com o setor privado que resultaram na construção do Complexo de Piscicultura, um dos mais modernos do Brasil, a aquisição de um laboratório se faz necessário para ajudar os produtores a monitorar a qualidade da água de seus tanques e açudes.
Um dos principais recursos do laboratório é identificar o pH da água. O pH é o potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água e é um dos fatores que determina o bom crescimento dos peixes em um tanque de criação.
“Essa emenda no valor de 300 mil reais vai permitir que a gente compre um laboratório móvel, indo até a propriedade onde o produtor tem sua criação de peixes. Lá mesmo vamos fazer a análise da água e o produtor será orientado por um técnico qualificado”, destaca Mamed Dankar, diretor-presidente do Idaf.
Com o Complexo de Piscicultura se tornando uma realidade, levando o peixe do Acre para outros estados, como é o caso da parceria já existente com o Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores redes de supermercados do país, é ainda mais necessário o investimento na qualidade da água onde os peixes são criados.
“A sanidade do pescado é muito importante. Nosso peixe está ganhando novos mercados e o laboratório é mais uma ferramenta para garantir essa qualidade”, afirma Dankar.