Com objetivo de desenvolver ações voltadas ao planejamento familiar com foco em gravidez na adolescência, secretarias de Estado realizaram na tarde desta segunda-feira, 1, a primeira reunião intersetorial do governo.
A iniciativa partiu do gabinete da vice-governadora, Nazareth Araújo, e contou com representantes das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejuh), Políticas Públicas para Mulheres (SEPMulheres), Desenvolvimento Social (Seds), Educação (SEE) e Saúde (Sesacre), também as assessorias da Juventude (Assejuv) e Indígena, além da Assistência Social de Rio Branco.
A saúde do adolescente será um dos focos principais da ação, que incluirá o enfrentamento e prevenção da gravidez indesejada e drogradição. A intenção é que até 2018 haja diminuição dos índices problemáticos referentes a essas questões.
“Teremos melhor aproveitamento das ações a partir dos indicadores do CadÚnico da saúde, da área social, da educação e da juventude. Então, essa reunião com as secretarias-referência servirá para sabermos sobre os trabalhos que já são executados, o que podemos melhorar e o que podemos atuar em conjunto”, diz Thales Bessa, representante do gabinete da vice-governadora.
A partir desse comitê, estratégias serão distribuídas para cada secretaria. De acordo com o gestor da Assejuv, Weverton Matias, a pretensão é que as ações atinjam todos os municípios e, para isso, as prefeituras e o Ministério Público também serão parceiros.
“Teremos um plano de ação articulado, no qual vamos fazer o trabalho tanto em caráter preventivo quanto de enfrentamento nas problemáticas que alcançam as crianças e os adolescentes”, destaca.