A agricultura vem ganhando cada vez mais destaque na região do Juruá. Prova disso é a expansão do plantio de milho, na Fazenda Nova Canaã, localizada no quilômetro 10 da BR-307, em Cruzeiro do Sul.
Na última agenda do governador Tião Viana na região, o proprietário José Correia dos Santos agradeceu o apoio que recebeu do governo para a recuperação do solo, que resultou no plantio de 60 hectares de milho.
No local, que era uma fazenda completamente degradada, as secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) trabalharam a pulverização do calcário no solo, garantindo eficiência na adubação e na correção da acidez, além de atuar como fertilizante.
Com 60 hectares plantados, o proprietário já está ajustando para 100 hectares de milho, o que representa, para Tião Viana, um grande potencial produtivo, com foco na agroindustrialização do Acre.
“Então, aquilo que estava degradado e não gerava renda, com a união da família, do trabalho e a participação do governo, o resultado é que ele não só está produzindo e vendendo milho para o mercado local, como também preparando a silagem, para quando chegar o verão e houver a crise no pasto, ele ter o alimento para o gado também”, disse Viana.
A Seap e a Seaprof enviaram, ainda, o maquinário necessário para auxiliar na aradagem e na pulverização do calcário. O trabalho garante uma terra boa por até oito anos, reduzindo a pressão sobre o desmatamento e as queimadas, além de permitir ao produtor rural alternar culturas e ter plantação o ano inteiro.
Até cinco mil sacas de milho na primeira safra
O gerente administrativo da fazenda, Moisés Castro, contou que, além disso, a assessoria técnica da Seap foi fundamental. “Agora estamos avançando na silagem. Começamos esse projeto em julho de 2015, e nessa primeira safra prevemos colher cinco mil sacas de milho”, contou o gerente.
O deputado federal César Messias disse que esse é um novo momento para a produção no Acre. “Aqui, nós estamos ampliando a verticalização da produção em nossos ambientes rurais do estado.”
O gestor da Seap, José Carlos Reis, destacou que este é o governo que apoia o produtor rural. “O governo, por meio das secretarias da área rural, está transformando essas áreas. Para nós, é importante, pois, assim, a gente garante mais renda para o nosso produtor, o que é o foco deste governo.”