Os doadores presentes na manhã desta quinta-feira, 4, no Centro de Hematologia de Hemoterapia do Acre (Hemoacre) foram surpreendidos com o grito de carnaval, promovido pela direção em parceria com a Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização do Estado.
A folia, que já é marca registrada nos hemocentros do país, contou com a participação e animação da banda de música Raízes da Terra. A festa busca reforçar o lembrete à população de que, no período do carnaval (5, 6, 8 e 9), o Hemoacre estará funcionando normalmente.
“Reforçamos o convite aos cidadãos, para que compareçam ao Hemoacre e doem vida. A doação de sangue é um ato de solidariedade e de amor próximo, super saudável”, ressalta a gerente de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde, Elba Oliveira.
Para doar sangue é necessário que o doador pese no mínimo 50 quilos, tenha 16 anos completos e não esteja com nenhum sintoma de doença. Menores de idade, com 16 anos completos, que queiram ser doadores devem ir acompanhados dos pais ou responsável.
A apresentação do documento de identificação do doador é obrigatória e comidas gordurosas devem ser evitadas antes do procedimento.