Quem fizer a rota terrestre Rio Branco (AC) – Porto Velho (RO) vai se deparar com um cenário intenso de obras que protagoniza a realização de um sonho, sobretudo para os nortistas que vivem entre o Acre e Rondônia: a integração viária entre os dois estados, que está se tornando realidade graças às obras de construção da ponte sobre o rio Madeira.
Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela condução e fiscalização dos serviços, as obras avançam em ritmo intenso e sem paralisações. Toda a parte física de fundação e blocos já foi executada. O contrato prevê que as obras sejam concluídas em dois anos, caso não ocorram imprevistos de natureza climática, no decorrer das obras.
Os recursos para a continuidade dos serviços estão assegurados, posto que a ponte é prioridade no orçamento da União e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há um percentual físico e financeiro que aponta a conclusão de 34% das obras, até o momento.
A construção da ponte sobre o rio Madeira é um forte componente de estratégia econômica e geopolítica para a região amazônica e o país, pois consolida a abertura dos mercados asiático e andino para a exportação de produtos.
Além disso, é o elo que falta para tirar Rondônia e Acre da condição de fim de linha da geografia brasileira, para situar no coração da logística continental, com excepcionais ganhos na redução de distâncias, economia de frete e competitividade dos preços no mercado internacional.