Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Projeto de piscicultura vai beneficiar produtores no Baixa Verde – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Projeto de piscicultura vai beneficiar produtores no Baixa Verde

Produtores e equipe da Seaprof começam a discutir implantação de programa de piscicultura no Projeto de Assentamento Baixa Verde (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores e equipe da Seaprof começam a discutir implantação de programa de piscicultura no Projeto de Assentamento Baixa Verde (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com o Incra, inicia o planejamento para um grande investimento em piscicultura na região do Projeto de Assentamento Baixa Verde, localizado na BR-317.

A intenção é criar um modelo de produção de peixes em grande escala, tendo a própria comunidade como administradora do negócio. A primeira etapa é a análise técnica das condições da área para a construção de tanques e dos açudes que já existem na região. Para isso, esteve presente à reunião o engenheiro de Pesca Wallace Batista, que foi conhecer um dos cinco açudes que já existem na localidade.

O açude vistoriado é o maior de todos. Possui mais de um quilômetro de extensão e cerca de 27 hectares de água. Com os outros que já existem, a estimativa é de que a comunidade já disponha de 50 hectares, dos 100 pretendidos para a totalidade do projeto.

“A nossa análise se baseia na observação da quantidade e qualidade da água que já existe e nas condições de solo para a construção de novos tanques. Pelo que observamos aqui, a área dessa comunidade reúne todas as condições para o sucesso de um projeto de piscicultura”, destaca Batista.

A intenção do projeto é incentivar a criação de pirarucu e pintado. Em 100 hectares de água, estima-se que a produção de peixes chegue a 15 toneladas por hectare, o que corresponderia a 1,5 mil toneladas por ano.

Projeto entusiasma comunidade

Maior açude do projeto de assentamento tem mais de um quilômetro de extensão. Estrutura já existente vai ser usada para a criação de peixes (Foto: Leônidas Badaró)
Maior açude do projeto de assentamento tem mais de um quilômetro de extensão. Estrutura já existente vai ser usada para a criação de peixes (Foto: Leônidas Badaró)

“A comunidade está satisfeita. Queremos projetos exatamente como esse, que valorizam o coletivo. Nossa área é propícia, já que existem velhos açudes que foram construídos quando aqui era uma fazenda”, destaca Fátima Maciel, moradora do projeto de assentamento.

Mizael Aquiar, presidente da Associação de Moradores e Produtores, disse que a piscicultura é um sonho antigo da comunidade. “Fiquei muito feliz, porque faz muito tempo que nossa comunidade fala em criar peixes. Estamos ao lado do Complexo de Piscicultura, o que facilita ainda mais a nossa produção.”

Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof, falou da iniciativa. “Estamos dando um passo de cada vez. É preciso levantar os dados técnicos para que o projeto seja sustentável desde o início e possa, verdadeiramente, mudar a vida desses produtores.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464