O governador Tião Viana recebeu do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deyvisson Gusmão, nesta terça-feira, 1, na Casa Civil, o termo de convênio para ações voltadas ao patrimônio cultural no estado. O termo garante um estudo para restauração do imóvel da Tentamen e estudos para os processos de tombamentos que serão feitos com recursos desse convênio, referente aos processos que estão em aberto pelo estado.
A ação só está sendo possível graças a uma emenda parlamentar de R$ 600 mil do deputado federal Sibá Machado. Seu assessor parlamentar, Michel Abraão, a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, a vice-governadora Nazareth Araújo e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, acompanharam a formalização de entrega do convênio.
“Este é o início de uma frente de recuperação do patrimônio histórico do Acre. Deixo o meu agradecimento ao deputado Sibá por esta ação”, disse Tião Viana.
O superintendente do Iphan disse que serão feitos outros estudos para tombamento a fim de que, além da Tentamen, outros bens venham a ser protegidos como patrimônio histórico cultural. “A Tentamen é um dos nossos maiores exemplares aqui. Ela representa o início da ocupação da cidade, e as obras de restauração vieram em boa hora”, conta Gusmão.
Segundo Karla Martins, a reforma do prédio depende de um estudo que está sendo feito, já que se trata de uma obra de restauro, e o objetivo é de que o imóvel, que tem grande relevância para o patrimônio da cidade de Rio Branco, volte a ter as características que possuía quando foi construído na década de 1920, no auge dos bailes realizados na cidade.
“Então esse estudo é que determina a reforma, e nós queremos entregar o prédio pronto já no segundo semestre”, garantiu a gestora.