Vencida a etapa que consolidou um novo reajuste salarial aos professores e técnico-administrativos, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) prossegue agora com as metas de modernização da sua rede de ensino, seja por meio da aquisição de novos equipamentos e veículos, seja pela reforma estrutural das escolas e pela capacitação de seus professores e técnicos.
“Os diálogos postos à mesa envolveram cenários diferentes, com interesses distintos, mas conseguimos chegar a um consenso que atendeu aos anseios da categoria”, comemorou nesta quinta-feira, 10, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, em coletiva de imprensa no prédio da SEE, para falar do novo aumento.
O reajuste aprovado na última quarta-feira – 19,48% aos professores e 23,75% aos técnico-administrativos – vai impactar em mais R$ 126 milhões a folha de pagamento, com previsão de um incremento de mais de quase R$ 800 milhões no fim desta gestão, em 2018.
“Isso significa dizer que o Estado está, sim, comprometido com a valorização dos servidores, que está preocupado em pagar sem atraso e em honrar com os compromissos assumidos”, ressaltou o secretário.
Um balanço resumido das ações da SEE no estado revela que desde o ano passado houve uma ampliação considerável na reestruturação das escolas, com reformas e ampliações dos espaços físicos, além da aquisição de novos equipamentos e veículos.
“Estamos entregando mais de 700 computadores interativos com lousas digitais às escolas dos 22 municípios e mais de 40 veículos, para os profissionais da zona rural, assegurando cada vez mais aos nossos estudantes o direito de aprender e lhes permitir sucesso na vida”, completou Brandão, que na coletiva esteve acompanhado do secretário-adjunto da SEE, José Alberto Nunes, o Xaxá, responsável por liderar todo o processo de negociação com os sindicatos.