O contrato de crédito de mais de R$ 500 milhões celebrado entre o governo do Acre e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) nesta semana, em Brasília, permitirá ao estado ampliar as ações de saúde itinerante e da saúde da família.
De acordo com o cronograma de ações do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), serão investidos mais de R$ 98 milhões na ampliação da oferta de serviços de saúde de baixa, média e alta complexidades por meio da Estratégia de Saúde Itinerante Especializada Multiprofissional (SIEM).
“Vamos poder ampliar os atendimentos especializados de pediatria e ginecologia, possibilitando às mulheres acesso à prevenção ou à detecção precoce e tratamento necessário nos casos de câncer de colo do útero e mama e fazer com que o Saúde Itinerante chegue a um número maior de comunidades rurais.
Agradecemos muito o empenho do governador Tião Viana em fortalecer a saúde”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior.
Os recursos também serão destinados para a capacitação de 250 profissionais das secretarias municipais de Saúde e da Sesacre, para a expansão do apoio aos municípios nas atividades do Programa de Saúde da Família e na melhoria da qualidade dos serviços de saúde por meio da implementação do Sistema de Incentivo à Qualidade Materno-Neonatal (SIQ-MN).