A Universidade Federal do Acre, a Faculdade de Medicina do ABC e o governo do Estado protagonizaram mais um passo importante para a saúde pública na região do Juruá. O governador Tião Viana participou nesta quarta-feira, 23, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac), Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, da primeira aula do curso de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. O projeto do governo detém investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão e representa o primeiro passo para a instauração do curso de Medicina na região.
A ação é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a Ufac. O secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, contou que a seleção dos professores se deu via edital, lançado em fevereiro. “Fizemos a seleção de 40 profissionais – 30 médicos farão o mestrado e dez, o doutorado”, explica o gestor.
Tião Viana ministrou a aula inaugural, apresentando um estudo de caso sobre a malária, e destacou que o momento é histórico e marca o preparatório para os futuros professores do curso de Medicina de Cruzeiro do Sul.
“Isso é um marco definitivo na vida da juventude, no destino dos jovens do Juruá. Hoje, com um esforço do governo do Estado, do Ministério da Educação, da Universidade do ABC, estamos tendo o início do curso de doutorado e mestrado em Saúde Pública”, afirmou o governador.
Primeira turma de medicina do Juruá
Segundo Tião Viana, o Ministério da Educação já se manifestou favorável à implantação do curso de Medicina em Cruzeiro do Sul. Agora os professores começam a ser formados, e dentro de um ano já estarão em condições de iniciar a formação dos alunos. “Se der tudo certo, ano que vem já teremos a primeira seleção que preenche no destino do Juruá os futuros médicos da região pela Ufac”, destacou o governador.
O secretário adjunto da Sect, Pascoal Muniz, disse que a ideia é capacitar não só os professores, mas também profissionais de saúde aqui de Cruzeiro do Sul. “Para o desenvolvimento do curso, precisamos de profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento de pesquisas. E esse é um trabalho que o governo do Estado está financiando para ajudar a Ufac a viabilizar o projeto”, explicou Muniz.
Representando a reitoria da Ufac em Cruzeiro do Sul, o prefeito do campus, Arteson Cruz, disse que, para a instituição, a ação marca um dia muito especial, pois representa uma conquista não só para Cruzeiro do Sul, mas para o Acre, de maneira geral. “Em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, temos os mestrandos e doutorandos, que estão dando esse pontapé inicial para que a gente tenha esse sonho do cruzeirense realizado”, disse o prefeito.
Qualificação profissional
Representando a FMABC, o professor Luiz Carlos de Abreu afirmou que esse é um passo da propagação do conhecimento científico. “Somos uma instituição vocacionada à área de ciências da saúde, com atuação nas diversas áreas do conhecimento. Aqui envolveremos a medicina, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a enfermagem e a nutrição. Vamos trabalhar dentro de um conceito mais amplo, para fazer pesquisa e consolidar a qualificação profissional”, destacou Abreu.
O médico Allex Callado é natural de Cruzeiro do Sul. Formado pela Ufac, ele conta que já fez especialização em infectologia na cidade, e agora se sente orgulhoso de voltar à terra para cursar o mestrado. “Vejo esse ato como uma grande conquista para a região, principalmente Cruzeiro do Sul, porque, além de tudo, traz tecnologia, conhecimento e estudo para os profissionais do estado, a fim de contribuir com a população, que contará com professores qualificados a partir desse projeto”, afirmou.