Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Pensando assim, o governo do Acre, ao construir o maior empreendimento habitacional do estado, levou junto ações de saúde a milhares de famílias que residem na Cidade do Povo e nos bairros do entorno, em Rio Branco.
Profissionais da área de saúde, como médicos, técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia, estão diariamente atendendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto habitacional.
A unidade da Cidade do Povo funciona sete dias por semana. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. O estabelecimento soluciona 100% dos casos das pessoas que buscam atendimento – em torno de 150 por dia e 4,5 mil mensalmente.
“Trabalhar na Cidade do Povo é um desafio para qualquer profissional. Encontramos pessoas com as mais diferentes necessidades, até mesmo aquelas que só precisam de atenção e carinho. Como seres humanos, temos crescido muito atuando aqui”, destacou Naira Giglioly Barbosa, diretora da unidade.
Desenvolvimento social e pessoal
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal.
Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados. Que o diga a produtora rural Maria Isabel Carvalho, moradora do Ramal do Herculano, que buscava atendimento na UPA da Cidade do Povo para uma febre que havia dias a incomodava.
“Chegamos doentes e saímos felizes com o atendimento que recebemos. Ações e atitudes como as que presenciamos aqui nos proporcionam bem-estar”, avaliou Maria Isabel.
Urgência e emergência
Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, as Unidades de Pronto Atendimento funcionam como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Cerca de 80% do nosso atendimento é voltado a problemas de pressão, febre alta, fraturas e cortes. Todos que nos procuram são atendidos, independentemente do problema de saúde”, esclareceu Naira.
Satisfação
“Mesmo residindo no bairro Belo Jardim I, sempre que preciso busco atendimento na UPA da Cidade do Povo. Aqui sempre fui tratada com dignidade. Ações como essas, de levar a saúde para próximo das pessoas, mostram o compromisso do governo com os que mais precisam e não têm condições financeiras para buscar atendimento particular”, contou Maria Frida Neris.
“Quando cheguei à Cidade do Povo estava grávida. Busquei e conclui meu pré-natal. Não tenho palavras para descrever a felicidade de morar num local que oferece educação e saúde de qualidade a todos os moradores. Isso é viver de forma saudável e com qualidade de vida”, relatou Rosângela Ferreira.