Uma articulação do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), junto à Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitou que o bebê Davi Campos de Souza fosse transferido na manhã desta segunda-feira, 4, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, via UTI aérea, para Goiânia (GO).
O secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, e a equipe da gerência do setor de Tratamento Fora do Domicílio (TDF) da Sesacre acompanharam a transferência da criança.
Gemil comemorou o sucesso da operação realizada para que o translado da Maternidade Bárbara Heliodora até o aeroporto ocorresse da melhor maneira possível, assegurando a integridade da criança. “Graças a Deus, tudo correu bem e eu gradeço o empenho da equipe da Sesacre em sempre buscar as melhores soluções para os casos dos nossos pacientes. Nós trabalhamos para levar o melhor para a nossa população”, declarou.
O gerente da regulação do TFD, Moisés Viana, explicou que após a família da criança dar entrada na solicitação, o TFD iniciou a busca por uma vaga via Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). “Surgiu a vaga para Goiânia no Hospital da Criança para o dia 4 de abril, a partir disso, nós começamos os contatos para conseguir a UTI aérea e, felizmente, conseguimos”, contou Viana.
Leidiane Campos, mãe do bebê, afirmou que há dois meses aguardava a transferência. “Agora espero que dê tudo certo para a realização da cirurgia dele”, declarou.