A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) foi destaque no Prêmio InovaSUS 2015, conquistando o segundo lugar na Região Norte.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a premiação foi celebrada pelo secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rui Arruda, em reunião na última quarta, 7, com a equipe do Departamento de Ensino, Pesquisa Ciência e Tecnologia da Sesacre.
O resultado foi divulgado no início deste mês. O departamento se classificou com o projeto Implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Serviço (Coapes) no Estado do Acre, Desafios e Perspectiva da Integração do Ensino, Serviço e a Comunidade”.
O prêmio foi criado para reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A ideia é facilitar o desenvolvimento de diálogos que alimentam as esferas públicas para a construção prática da integração entre o ensino, serviço e comunidade”, explicou Mirtes Ribeiro, enfermeira responsável pelo projeto.
O Coapes visa garantir o acesso a todos os estabelecimentos de saúde, sob a responsabilidade do gestor da saúde, como cenários de práticas para a formação no âmbito da graduação e residência em saúde, estabelecendo atribuições das partes relacionadas ao funcionamento da integração ensino-serviço-comunidade.
Coapes no Acre
O Coapes será desenvolvido pelo Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, em parceria com Universidade Federal do Acre (Ufac), para implementações das ações a serem desenvolvidas.
As vantagens do programa serão as formações de profissionais de saúde, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS e tendo como eixo a abordagem integral do processo saúde-doença, participação da comunidade e/ou instância do controle social de saúde, respeito à adversidade dos cidadãos e a atuação baseada nos princípios éticos e o compromisso com a segurança do paciente.