Dando continuidade ao processo de mobilização social que visa a gestão integrada dos recursos hídricos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza em Cruzeiro do Sul, no período de 11 a 15 deste mês, o segundo curso de Gestão de Recursos Hídricos e Formação de Organismos de Bacias.
A ação é promovida com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e tem o intuito de fomentar a implantação das metas previstas no Plano Estadual de Recursos Hídricos, que norteia as políticas públicas voltadas para a temática.
Participam da capacitação os representantes do poder público e a sociedade civil de Organismos Não Governamentais (ONGs) de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
O curso tem duração de 40 aulas-horas e é encabeçado pelo Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Sema. A formação faz parte das ações previstas no Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), que o governo do Acre firmou com a ANA.
“Graças ao Progestão e à ANA, está sendo possível chegar ao interior do estado e motivar órgãos públicos, bem como as comunidades, a conservar e usar de forma sustentável os nossos recursos hídricos”, observa o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus.
A mobilização social e a capacitação para a conservação das águas, previstas nos programas e projetos do plano, visam estabelecer um pacto de proteção e conservação dos recursos hídricos nos municípios, por meio da qualificação dos gestores que atuam na área.