Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Agendamentos especializados são realizados em unidades básicas de saúde e HC – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Agendamentos especializados são realizados em unidades básicas de saúde e HC

Orientação visa facilitar acesso da população aos serviços prestados pela Sesacre (Foto: Fagner Delgado/Assessoria PMRB)
Orientação visa facilitar o acesso da população aos serviços prestados pela Sesacre (Foto: Fagner Delgado/Assessoria PMRB)

Para facilitar o acesso aos serviços de consultas e exames especializados ofertados pela rede pública de saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a gerência do Complexo de Regulação informa que a população da capital deve dar início ao processo de agendamento nas unidades básicas de saúde de Rio Branco que são habilitadas para agendamentos. (Confira a lista).

O gerente do Complexo Regulador, Moisés Viana, explica que o esclarecimento se faz necessário para evitar que a população se dirija ao local errado e, assim, retarde o início de seu tratamento de saúde.

“O paciente deve procurar o primeiro atendimento na unidade básica [posto de saúde] ou Urap [Unidade de Referência em Atenção Primária]. Havendo necessidade, o médico irá solicitar atendimento especializado e fará o encaminhamento. Após isso, o paciente deve procurar a unidade básica mais próxima que possua habilitação para realizar agendamento de consulta especializada, evitando que a pessoa necessite realizar grande deslocamento à procura do serviço”, detalha Viana.

Mudanças foram discutidas durante reunião da equipe do Complexo Regulador (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Mudanças foram discutidas durante reunião da equipe do Complexo Regulador (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Aos pacientes de outros municípios, a orientação é de que busquem as secretarias de Saúde de sua cidade e procurem os agendadores, que procederão com o mesmo protocolo realizado nas unidades básicas da capital.

“Disponibilizamos vagas via sistema para a maioria dos municípios e aqueles que não estejam habilitados ao acesso via sistema, os encaminhamentos são agendados por meio do Complexo Regulador e devolvidos ao município de origem para que seja informado ao paciente”, completa Moisés Viana.

Para dar início ao processo de agendamento de consultas ou exames especializados, o paciente deve ter em mãos o Cartão do SUS (Serviço Único de Saúde) e um documento de identificação original.

Em se tratando de exames especializados, o paciente deve procurar o Hospital das Clínicas (HC) para realizar o agendamento, com exceção do agendamento de Raio-X, que estão sendo feitos nas unidades básicas de saúde de Rio Branco. “Em parceria com o serviço de regulação municipal de Rio Branco, o Complexo Regulador Estadual disponibiliza vagas mensalmente para que os exames de raio-X sejam agendados pela atenção básica e realizados no serviço de imagem do INTO/AC”, esclarece o gerente.

Interconsultas têm diferenciação – Moisés Viana frisa que há um diferencial apenas para os pacientes que durante consulta com especialista são indicados a passar por outro.

“Por exemplo, se a pessoa foi ao cardiologista no HC e lá esse profissional indicou que ela também fosse consultada por um neurologista, neste caso, trata-se de uma interconsulta, ou seja, já há um vínculo com a unidade. Nesse caso, o paciente deve procurar um dos guichês de agendamento do HC”, esclarece.

(Foto: Arquivo Secom)
Para agendar consultas ou exames especializados, o paciente deve ter em mãos o Cartão do SUS (Foto: Arquivo Secom)

TFD – O gerente reforça, ainda, que a central de atendimento instalada no prédio da Sesacre é responsável apenas pelos serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“São serviços como a abertura de processo para o tratamento fora de domicílio, entrega de relatório de alta para que o paciente retorne para seu domicílio de origem, entrada no pedido de ajuda de custo e, ainda, serviços de informação no que diz respeito ao trabalho do Complexo Regulador. Mas, se o paciente precisar acessar exames e consultas, ele deve procurar a atenção básica e o HC”, conclui Moisés Viana.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464