Com o objetivo de assegurar os direitos dos cidadãos em todas as esferas, o Centro de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre (Sejudh) realiza oficinas de formação de Agentes de Cidadania em sete municípios do estado.
A ação educativa e informativa é fruto de convênio com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que visa fortalecer as políticas públicas voltadas à defesa e à promoção dos direitos do cidadão.
Além da formação dos multiplicadores, são oferecidos para a comunidade atendimentos psicossocial e jurídico. A capacitação já foi realizada nas cidades de Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira e Acrelândia. Assis Brasil é o próximo município a receber a equipe da Sejudh, nos dias 28 e 29 deste mês.
Maria da Luz Maia, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, falou sobre o papel que o espaço desenvolve: “A coordenadoria é o elo para o recolhimento de denúncia, orientação e encaminhamentos de usuários. Aqui fazemos mediação de conflitos, integração e fortalecimento da rede de canais de comunicação entre governo e sociedade civil e articulação entre público, entidades e instituições.”