Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Testemunha da história do estado, José Rego lança o “Acre, o voo da águia” – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Testemunha da história do estado, José Rego lança o “Acre, o voo da águia”

Rêgo mostra como a identidade dos povos da floresta contribui para o desenvolvimento sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Rêgo mostra como a identidade dos povos da floresta contribui para o desenvolvimento sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Aos 72 anos de vida e muitos outros dedicados aos governos e ao povo do Acre, desde a década de 1970, José Fernandes Rêgo, sempre chamado de professor, lança um registro histórico do que pode ser chamado “evolução irreversível” do estado. No livro “Acre, o voo da águia”, o educador, mestre em economia e companheiro dos trabalhadores rurais, Rêgo traça um perfil do desenvolvimento sustentável, política adotada há 16 anos, e apresenta como o estado conseguiu resolver uma das questões mais inquietantes da modernidade: produzir sem extinguir seus recursos naturais.

Às 17 horas desta quarta-feira, 20, no Centro de Referência para Inovação em Educação (Crie), será a primeira apresentação da obra para o público acreano. No Dia do Acre, realizado na Conferência do Clima em Paris (COP 21), em 2015, o lançamento da publicação ajudou a mostrar para o mundo que a identidade dos povos da floresta é o fator determinante para o desenvolvimento sustentável do estado, exemplo entre as unidades subnacionais.

No livro, que contou com a colaboração do próprio governador Tião Viana e do publicitário Gilberto Braga de Mello, o professor Rêgo explica capítulo a capítulo, a trajetória que começa com os processos de imigração, passa pelas lutas sociais dos seringueiros e em seguida dos trabalhadores rurais, até os últimos 16 anos. Nesta última etapa cronológica, o autor descreve a opção política de, incorporando a cultura dos povos da floresta, desenvolver o estado com programas públicos sustentáveis, um paradigma da contemporaneidade.

"Hoje, quem tem coragem de dizer que o Acre não produz?", diz Rêgo (Foto: Arison Jardim/Secom)
“Hoje, quem tem coragem de dizer que o Acre não produz?”, diz Rêgo (Foto: Arison Jardim/Secom)

Os governos da Frente Popular do Acre, desde o ano de 1999, optaram por crescer economicamente, aumentar todos seus indicadores de qualidade de vida e frear o desmatamento, tornando a floresta em pé uma das maiores riquezas de um estado. Mas antes disso tudo, teve muita luta, com vitórias e vidas perdidas.

Rêgo é testemunha ocular da história acreana, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, cujo líder foi o amigo Wilson Pinheiro. “Ninguém conhece a área rural de longe e eu estive dentro dela durante muito tempo. Essa experiência seguiu comigo até hoje, na produção desse livro”, diz Rêgo, que também foi secretário em diversos governos, vice-governador de Joaquim Macedo, professor da Universidade Federal do Acre e hoje é assessor especial do governo de Tião Viana.

A voz da população

O Acre optou pelo desenvolvimento sustentável (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Acre optou pelo desenvolvimento sustentável (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma parte do livro é dedicada a explicar como a atual administração resolveu dar um salto no desenvolvimento e nos indicadores de qualidade de vida. Primeiro foi ouvir a população. Durante a construção do plano de governo do primeiro mandato de Tião Viana, entre 2010 e 2011, Rêgo e sua equipe foram responsáveis por realizar audiências públicas em todos os municípios, para de forma metodológica apresentar problemas e soluções.

Quando perguntado sobre o impacto desta ação nos anos seguintes, o professor foi categórico: “A participação popular é algo inacreditável. Em Rio Branco, por exemplo, conseguimos reunir duas mil pessoas para exporem o que acreditavam ser importante em diversas áreas”.

Com isso em mãos e com a certeza de que a consciência no Acre é produzir sem desmatar, o governo foi em busca de parcerias para organizar diversas cadeias produtivas, continuar os programas de proteção das florestas e avançar com saneamento e habitação nas cidades.

Os parceiros como o governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o banco alemão KfW e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) foram imprescindíveis para esse desenvolvimento sustentável tocado agora por programas como a piscicultura, suinocultura, látex, castanha, Cidade do Povo, Ruas do Povo e saneamento em municípios distantes.

“Hoje, quem tem coragem de dizer que o Acre não produz?”, declara Rêgo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464