Em palestra sobre o Combate e Prevenção à Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), apresentou o aplicativo Aedes na Mira AC.
O programa, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, pode ser usado para denunciar locais com focos de mosquito por meio de envio de imagens.
O software ainda oferece acesso a informações e orientações sobre os cuidados para evitar as doenças, além de mostrar quais unidades de saúde procurar em caso de suspeita de vírus.
A palestra, ministada pela equipe da Vigilância Epidemológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com duas turmas durante todo o dia. Na ocasião, dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti foram esclarecidas.
O diretor de Modernização Administrativa da Sect, André Gasparini, foi o responsável por apresentar o Aedes na Mira AC aos participantes da palestra.
“O aplicativo é mais uma ferramenta que está disponível à população para o combate ao mosquito. O programa é fácil de usar, e está disponível gratuitamente para todos”, explica.
De acordo com o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, a parceria com o governo nesta campanha é de grande importância, pois é necessário que os órgãos se unam com o objetivo de levar informações para a população.
“Essa campanha visa combater os nascedouros do mosquito, e com isso, diminuir as possibilidades de proliferação dos vírus. Nesse contexto, o Ifac reconhece a importância desta ação e assume seu papel, promovendo mobilizações em suas unidades”, destaca.
Agora disponível para iOS
Lançado em março de 2016, o aplicativo Aedes na Mira AC estava disponível somente para o sistema operacional Android.
Porém, desde o início de abril, os usuários da plataforma iOS puderam ter acesso ao programa. Vale lembrar que todas as denúncias por meio do software serão repassadas aos agentes do município de forma anônima, garantindo a integridade de quem enviou o conteúdo.