O domingo, 8 de maio, foi especial pelo dia dedicado às mães. Em sua edição especial alusiva à data, a feira de artesanato realizada no Via Verde Shopping, em Rio Branco, reuniu cerca de 30 artesãos e confecções criativas, desde as peças mais simples até as mais sofisticadas. O público foi prestigiar e o total de vendas apurado foi de quase R$ 12 mil entre as 11 e 22 horas.
Bordados, biojoias, marchetaria e uma variedade de produtos chamou a atenção de quem passava pelo local. Luiza Ferreira e o companheiro estiveram lá e aproveitaram para escolher com o que presentear. “Tudo lindo e de bom gosto”, comentou.
As peças em madeira têm sido um atrativo especial na feira. Participando pela segunda vez, o artesão Eurico Garcia, de Portugal, conta como tudo começou: “Eu comecei aproveitando partes da madeira e produzindo algumas peças pra mim mesmo, até que elas foram chamando atenção de algumas pessoas. Daí, já que as coisas começaram a apontar que estavam dando certo pra esse rumo, passei a ter mais ideias do que fazer e muita gente tem gostado”.
Ele, que tinha como única fonte de renda a limpeza de estofados, agora usa o tempo livre para criar peças. E criatividade não lhe falta. Luminárias, cadeiras, baús, mesas de centro e muitos outros produtos chamam atenção pelo design.
O projeto de feiras de artesanato é uma realização do governo do Estado uma vez por mês, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, Prefeitura de Rio Branco e Sebrae.
“Além da qualidade dos produtos das feiras de artesanato, vale ressaltar que elas movimentam economia no nosso estado. É interessante ver também que os acreanos estão cada vez mais interessados em conhecer o trabalho dos artesãos do próprio estado, e isso só nos alegra, porque vemos que as feiras têm cumprido seu propósito”, comentou o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.